Os mutuários da Cohab que estão inadimplentes e têm saldo de FGTS em conta têm prazo até amanhã (27)para solicitar a quitação da dívida com o uso de recursos do Fundo. O pedido deve ser protocolado em qualquer um dos postos de atendimento da Cohab nos bairros.

Poderão usar o FGTS os mutuários que têm contratos vinculados ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Dos cerca de 38 mil mutuários da Cohab, 18 mil estão nesta situação. Quem comprou imóvel financiado pelo Fundo Municipal de Habitação (FMH) ou com recursos do município e da Cohab não poderá usar o mecanismo, porque as normas do Conselho Curador do FGTS restringem a utilização de recursos a empreendimentos do SFH.

Para utilizar o dinheiro do Fundo no pagamento de atrasados, é necessário que o mutuário tenha ao menos três anos de registro em carteira (não necessariamente no mesmo emprego) e não tenha usado o FGTS nos últimos dois anos para amortizar prestações. Quem está desempregado no momento, mas tem saldo na conta do Fundo. também poderá utilizar o benefício.

Para fazer o pedido, o mutuário deverá levar aos postos da Cohab a Carteira de Trabalho atualizada, fotocópias do Pis/Pasep e um extrato atualizado do Fundo de Garantia (o documento pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal).

O uso do FGTS, de acordo com as normas do governo federal, poderá quitar 80% da dívida, mas a Cohab oferece aos mutuários a possibilidade de renegociar os 20% restantes. Para os casos em que o financiamento inclui mais de uma pessoa na composição de renda (co-proprietários do imóvel), poderá ser usado o Fundo desde que os nomes constem do contrato. Se a participação não estiver formalizada, isso não será possível.

Os postos de atendimento da Cohab nas Ruas da Cidadania da Matriz, Portão, Boqueirão, Pinheirinho e Bairro Novo têm uma relação com o nome dos conjuntos construídos com financiamento do SFH, cujos mutuários poderão usar o benefício da utilização do FGTS para pagamento dos atrasados. A relação também pode ser consultada pelo serviço de atendimento telefônico da Cohab, no número 0800-413233 (ligação gratuita), ou pelo fone 156, da Prefeitura, ou ainda no site da Cohab na Internet (www.cohab.org.br).

Serviço

Para solicitar o uso do FTGS para pagamento de atrasados, procurar um dos postos da Cohab nos seguintes endereços: Rua da Cidadania da Matriz Praça Rui Barbosa; Rua da Cidadania do Boqueirão Praça do Carmo; Rua da Cidadania do Portão Terminal Fazendinha; Rua da Cidadania do Pinheirinho Terminal Pinheirinho; Rua da Cidadania do Bairro Novo, Rua Tijucas do Sul Sítio Cercado; Tatuquara avenida Pero Vaz de Caminha, 770 Moradias Santa Rita.

continua após a publicidade

continua após a publicidade