Foto: Arquivo

Mutirão: atraindo para a formalidade.

continua após a publicidade

Um café-da-manhã, realizado ontem, em Curitiba, marcou o lançamento do Mutirão da Cidadania Empresarial na capital. O mutirão, que será realizado em 16 municípios do Paraná nos dias 20 e 21, vai orientar empreendedores informais quanto aos procedimentos necessários para formalizar seu negócio. O Banco do Brasil reuniu a força de entidades representativas para promover dois dias de mobilização. A idéia é levar conhecimento e informação, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, geração de empregos formais e renda para o País.

Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o gerente de Mercado Pessoa Jurídica do Banco do Brasil no Paraná, Hota Júnior, destacou que 99% das empresas formalmente constituídas no País são micros e pequenas, que geram cerca de 60% dos postos de trabalho, representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e exportam cerca de 2% de seus produtos.

Nesse cenário há ainda a representatividade dos informais. No Brasil, são 10,3 milhões de empreendimentos informais, que geram 17 bilhões de reais em receita e trabalho para 13,8 milhões de pessoas. ?O que falta a essas pessoas é informação. Os informais acham ruim se formalizar, pois não têm informação sobre as vantagens da formalização. O Banco do Brasil é parte integrante desse objetivo e as entidades parceiras estão formando um verdadeiro mutirão para levar essas informações?, assinala Hota Júnior.

O gerente explicou quais informações serão repassadas nos dois dias do mutirão. ?Os informais poderão buscar conhecimento sobre procedimentos para se formalizar; acesso a crédito; a importância da inovação, do associativismo, da capacitação; acesso privilegiado a compras públicas até R$ 80 mil; tributação, empreendedorismo e exportação?.

continua após a publicidade

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Ardisson Naim Akel, definiu o mutirão como um pacto. ?Juntos somos mais fortes do que quando trabalhamos sozinhos. Muitas vezes, o informal não se formaliza, não porque não quer, e sim porque ele é forçado a isso e acaba se refugiando na informalidade. O mutirão vai ajudar o informal a conquistar a sua identidade empresarial, contribuindo para uma sociedade mais próspera e justa?, ressaltou.

Em Curitiba, será na Praça Rui Barbosa

continua após a publicidade

Durante o mutirão, o empresário terá à sua disposição funcionários das instituições participantes reunidos em um único local. Além de receber informações sobre formalização de empresas, ali serão prestadas orientações técnica, empresarial e de crédito aos empreendedores informais que já possuem negócio e pretendem expandir o empreendimento, conquistar mercados e ter acesso a linhas de crédito com taxa de juros e prazos adequados às pequenas empresas.

 Os locais, endereços e horários de atendimento nos 16 municípios paranaenses participantes do mutirão poderão ser consultados através do telefone 4004 0001 (capitais) 0800 729 0001 (demais localidades). Em Curitiba, será na Praça Rui Barbosa, com estrutura de tendas, das 11h às 19h. O Sebrae no Paraná, Associação das Micros e Pequenas Empresas de Curitiba, Associação Comercial do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Curitiba S.A., Faciap, Sescap/PR, Junta Comercial do Paraná, Sistema Fecomércio e Receita Federal são parceiros na realização do mutirão.

O mutirão é uma promoção do Banco do Brasil, em conjunto com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae e Receita Federal do Brasil.