O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) incluiu sete setores industriais de 21 municípios paranaenses no Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Empregos e Rendas (Progeren), disponibilizando a linha de crédito para financiamento de capital de giro. A inclusão atendeu ao pedido do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), como forma de beneficiar as indústrias concentradas em Arranjos Produtivos Locais (APLs), que reúnem setores da mesma atividade ou complementares. ?É uma maneira de darmos sustentação aos APLs existentes e incentivarmos os segmentos que têm potencial para também se unirem?, disse Luiz Virgilio Macedo, diretor da área de Captação e Fomento da Fiep.

continua após a publicidade

O Progeren é direcionado a micros, pequenas e médias indústrias e, de acordo com Macedo, a única linha do BNDES existente no mercado para financiar capital de giro das indústrias. Uma das exigências para a disponibilização de recursos é que haja aglomeração produtiva, justamente um dos itens levados em conta para a constituição do APL. ?Por isso, nos guiamos através da concentração já estabelecida nos pólos regionais?, complementa o diretor.

Já existem no Paraná oito APLs e outros quatro estão em fase de prospecção e acertos de detalhes. ?O importante é que permite avanços que dificilmente as empresas conseguiriam se trabalhassem isoladamente?, comenta Gina Paladino, diretora executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituição do Sistema Fiep que presta consultoria aos APLs.

Os setores dos municípios incluídos no Progeren são ligados aos pólos que estão em atividade ou em estágio de implantação. No total, de acordo com estimativas da Fiep, cerca de 400 estabelecimentos industriais estariam aptos a ingressar no programa. Os sete setores, e respectivos municípios, são os seguintes: confeções – Japurá, Tapejara, Tuneiras do Oeste e São Tomé; papel e celulose – Guarapuava; metais sanitários/torneiras – Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Isabel do Ivai e São Pedro do Paraná; cal e calcário – Almirante Tamandaré e Colombo; mandioca – Paranavaí, Alto Paraná, Guairaçá, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Querência do Norte, Umuarama e Toledo; confecções (moda bebê) – Terra Roxa; confecções (moda social) – Santo Antonio do Sudoeste.

continua após a publicidade