Caracas – O governo venezuelano determinou o fechamento temporário, além de impor multas, a multinacionais que atuam no país, como a IBM e quatro de suas sucursais venezuelanas, por evasão fiscal. Outras empresas punidas foram a indústria automotiva alemã Bosh Rexroth e as filiais da Nokia, Ericsson, Microsoft, Honda e Siemens.
O Serviço Nacional Integrado de Administração Aduaneira e Tributária (Seniat), equivalente à Receita Federal no Brasil, informou, em sua página na internet, que o fechamento, no âmbito do ?Plano de Evasão Zero?, se estenderá por 48 horas e que a multa a cada empresa equivale a 725 mil bolívares – cerca de US$ 337. A ação do Seniat se deveu a irregularidades contábeis e fiscais detectadas nas empresas, em especial, relativos ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O Seniat também determinou o encerramento temporário e a aplicação de multas, pelas mesmas razões, a 15 empresas importadoras.
A titular de Tributos Internos do Seniat, Noél González, disse que o órgão iniciou a implantação do programa ?Pirataria Zero?, para tentar reverter as perdas provocadas ao Fisco geradas pela comercialização de mercadorias falsificadas. Cálculos do Seniat estimam em, pelo menos, US$ 120 milhões por ano, as perdas do Fisco venezuelano no setor de música e vídeo.