Para conseguir retirar uma certidão negativa de débitos, junto à Receita Federal, o contador Mário Brasil chegou às 4h para garantir lugar na fila. Cerca de 10 minutos depois, o autônomo José Cardoso também chegou ao local. Os dois se somaram às mais de 200 pessoas que madrugaram em frente ao órgão em Curitiba em busca de atendimento – que inicia a partir das 9h.
Essa situação na Receita Federal vem se tornando rotina. Mário Brasil afirmou que na segunda-feira ele chegou às 3h50 para garantir a senha e conseguir ser atendido cinco horas depois. Ele reclama que para cada procedimento existe um número limitado de senhas, e cada pessoa pode realizar apenas uma operação junto ao órgão. “Ontem eu precisava da certidão, e hoje preciso de outro documento. Por isso tiver que levantar de madrugada para pegar a fila novamente”, falou.
O autônomo José Cardoso – que veio equipado com uma garrafa térmica com café para enfrentar o frio – disse que a burocracia dentro da Receita Federal é muito grande. “Falta pessoal e competência para atender a população”. O contador Sandro Zanchettin acredita que muitas informações poderiam ser disponibilizadas na internet, como por exemplo, a listagem de débitos. “Isso facilitaria muito a vida de todos os contribuintes e pessoas que dependem dessas informações para trabalhar”, comentou.
A Receita Federal foi procurada para falar sobre o assunto, mas ninguém retornou as ligações. A informação era que o responsável pelo órgão estava em férias e só reassumiria a função na quinta-feira.