A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba instaurou inquéritos civis para apurar a responsabilidade das empresas de vendas pela internet CWB Eletro e BRMaxsul, sediadas na capital, e Marin Eletro, de Maringá.
As três são suspeitas de estelionato contra diversos consumidores, de vários estados brasileiros. De acordo com o verificado, as empresas foram abertas recentemente e objetivaram a prática de um golpe aproveitando o mercado aquecido pelas compras natalinas, anunciando e vendendo produtos que o consumidor pagava e não recebia.
A questão criminal está sendo investigada pela Polícia Civil, por intermédio do Núcleo de Combate ao Cibercrime (NUCIBER), em Curitiba, e pela Delegacia de Estelionatos de Maringá.
O MP-PR verificou que os supostos estelionatários faziam anúncios de produtos por preços bastante atrativos, se utilizando de ferramentas de busca populares na internet, como o ShoppingUol, o Bondfaro e o Buscapé, com vantagem para pagamento à vista mediante depósito bancário. Através desses sites conhecidos os consumidores eram redirecionados às páginas das empresas.