MP do pacote tributário começa a ser examinada

Será instalada hoje a comissão mista de deputados e senadores que examinará a medida provisória (MP 206/04) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinada no último dia 6, que cria o pacote tributário destinado a incentivar os investimentos e a poupança aplicada a médio prazo. A primeira reunião, quando serão eleitos os relatores, será realizada no Senado, às 14h30.

A MP reduz de 20% para 15% Imposto de Renda cobrado sobre os ganhos com fundos de ações negociadas em bolsas de valores. Ao mesmo tempo, a medida provisória aumenta de 15 para 30 dias o prazo para recolhimento de IPI, a partir de outubro próximo, exceto para bebidas, cigarros, automóveis, tratores e máquinas agrícolas.

A grande novidade da MP, para aumentar a poupança nacional, é a redução do Imposto de Renda para todas as aplicações de renda fixa com prazo superiores a 24 meses, hoje com percentual único de 20% sobre os ganhos. Pela proposta, a partir de 1.º de janeiro do ano que vem, quanto menor o prazo da aplicação, maior o IR. Assim, aplicações de até 6 meses pagarão 22,5%; de até 12 meses 21%; de até 24 meses 17,5%; e aquelas com prazo de resgate superior a 24 meses, 15%.

Ao anunciar o pacote tributário, o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, informou que o governo deverá perder cerca de R$ 3 bilhões por ano em arrecadação, mas o valor será compensado pelo aumento de arrecadação propiciado por alterações feitas neste ano na cobrança da Cofins.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo