Nunca houve tanta promoção como neste fim de ano. A uma semana do Natal, há redes de supermercados que decidiram dar panetones na compra de aves natalinas, varejistas de eletrodomésticos que cortaram os juros pela metade e lojas que oferecem bônus na venda de eletrônicos.
A agressividade do comércio em promover as vendas num mês em que elas deveriam acontecer naturalmente mostra que o Natal ainda não começou para as grandes varejistas.
O desempenho do fim de semana passado é que daria o tom do Natal, concordam os varejistas. Se o mercado não reagir, os preços podem cair ainda mais e as promoções vão aumentar até o dia 24. É uma situação atípica para esta época do ano, que tira o fôlego das liquidações após o Natal. ?O Natal ainda não pegou?, diz o supervisor geral das Lojas Cem, Valdemir Colleone.
A projeção inicial, que era ampliar as vendas em dezembro em 20% na comparação com o ano passado, já havia sido revista para 12%. Agora, caiu para 5%, levando em conta o mesmo número de lojas, e 8% considerando as novas unidades.
Ele argumenta que o consumidor está sem dinheiro e o nível de endividamento é elevado. Por isso, a disputa ficou acirrada. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) revela que 61% dos paulistanos estão endividados e destes, 43% são considerados inadimplentes. No mês passado, a fatia dos inadimplentes era de 34%.
?Estamos mais agressivos em preços, sortimento e parcelamento neste ano? diz o vice-presidente de Produtos Não-Alimentícios da rede Wal-Mart, Fernando Menezes. Neste ano, por exemplo, a rede parcela em dez vezes sem juros no cartão. Em dezembro de 2005, o parcelamento era de, no máximo, seis vezes.
O sortimento também melhorou, com aumento de 40% dos itens importados.
Apesar do esforço, o volume de vendas de produtos não-alimentícios da rede cresceu 15% até agora ante dezembro de 2005. A expectativa é ampliar entre 35% e 37% o volume de negócios. Segundo Menezes, as vendas devem deslanchar a partir desta semana, com o pagamento da segunda parcela do 13.º salário.
Pacotes pra temporada
Para quem vai passar o Natal e o réveillon em Curitiba, os hotéis estão oferecendo pacotes que incluem ceias. É o caso do Mabu Parque Resort, na Cidade Industrial de Curitiba. Para o Natal, o pacote de três diárias para o casal custa R$ 710,00, incluindo café-da-manhã, almoço, jantar e a ceia de natal, e ainda há vagas.
Outra tradicional rede de hotéis do Paraná, a Slaviero, estabeleceu tarifas especiais neste final de ano. Para o réveillon, o destaque da operadora é o Slaviero Slim Golden, na Grande Florianópolis. O hotel oferece pacotes de três diárias que vão de R$ 410,00 até R$ 750,00. Estão incluídos café-da-manhã, ceia de réveillon e uma garrafa de champagne por apartamento. Em Curitiba, os hotéis temáticos Slaviero Full Jazz, Slaviero Villaggio e o Slaviero Rockefeller estão praticando tarifas especiais de férias, que variam entre R$ 89,00 e R$ 145,00, e seguem até fevereiro.
