A movimentação de mercadorias nos portos de Paranaguá e Antonina cresceu 7% nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2011. De janeiro a setembro, foram movimentadas pelos portos do Paraná 33,9 milhões de toneladas de produtos (entre exportações e importações), contra 31,6 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado.
Os granéis sólidos respondem pela maior parte dos produtos, totalizando 24 milhões de toneladas, volume também 7% superior ao registrado em 2011. Entre os granéis sólidos, os destaques são as exportações de soja, farelo de soja e milho.
Até setembro, o Porto de Paranaguá exportou 6,5 milhões de toneladas de soja, 10% a mais que em 2011. Os farelos somaram 4 milhões de toneladas, volume 15% superior ao mesmo período do ano passado.
O milho, que concentra a maior parte de suas vendas externas no segundo semestre, já apresenta alta de 68% nas exportações, totalizando 2,9 milhões de toneladas. Os fertilizantes – granéis sólidos importados pelos portos paranaenses – fecharam o mês de setembro em queda de 6% na movimentação, somando 6,4 milhões de toneladas.
A movimentação de granéis líquidos totalizou, até setembro, 3,7 milhões de toneladas – alta de 22% em relação a 2012. A carga geral – que somou 5,6 milhões de toneladas – apresentou alta de 2%.
No segmento de contêineres, houve alta de 10%, totalizando 560,4 mil TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés). A movimentação de veículos apresentou queda de 2% até setembro, totalizando 153,6 mil unidades, entre veículos importados e exportados.
Antonina
O Porto de Antonina, que vem recuperando sua movimentação, fechou setembro com alta de 10% na movimentação de mercadorias. Foram 873,9 mil toneladas de produtos movimentados pelo terminal.
A maior parte do volume é formada pela importação de fertilizantes, que somou 770 mil toneladas até setembro. O terminal também está realizando algumas operações de exportação de açúcar, somando pouco mais de 68 mil toneladas do produto exportadas até agora.