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O volume exportado pelo porto paranaense no primeiro mês do ano foi de 1,49 milhão de toneladas

O Porto de Paranaguá movimentou em janeiro um volume total de mercadorias de 2,66 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 28,89% em relação ao mesmo período de 2010. O desempenho do terminal paranaense é ainda mais expressivo se forem consideradas apenas as exportações de granéis sólidos (farelo de soja, soja, milho, açúcar e trigo), que aumentaram 60%, chegando a 999.659 toneladas em janeiro.

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Para a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), os números traduzem a confiança de armadores e operadores na nova gestão do porto. Isso pode ser comprovado também pela comparação com portos concorrentes, como o de Santos.

Segundo dados da Appa, enquanto Paranaguá registrou um aumento de 31,55% nas exportações gerais em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, no porto de Santos as exportações caíram 14%. O volume exportado pelo porto paranaense no primeiro mês do ano foi de 1,49 milhão de toneladas. Em 2010, as exportações somaram 1,13 milhão de toneladas.

O aumento nas exportações de granéis sólidos foi impulsionado pela movimentação do milho. No primeiro mês de 2011, foram exportadas quase 300 mil toneladas do produto, enquanto que no mesmo período de 2010 foram cerca de 108 mil toneladas exportadas – o que significa um crescimento de 176%. Outro destaque foi a exportação do farelo de soja, que saltou de 186,8 mil toneladas em janeiro de 2010 para 286,2 mil toneladas este ano.

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Na movimentação geral, o porto paranaense também mostra um desempenho bem melhor, com aumento de 28,89% no volume. O Porto de Santos registrou, no mesmo período, uma queda de 2% no volume total movimentado.

Recuperação

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De acordo com a Appa, o desempenho do Porto de Paranaguá em janeiro representa o início de um movimento de recuperação da credibilidade e eficiência do terminal. As ações nesse sentido começaram nos primeiros dias do governo Beto Richa, com a dragagem dos berços de atracação, já concluída. A obra devolveu aos berços de atracação do Porto suas profundidades originais: de oito, dez e 12 metros.

A Appa também está concluindo as reformas e melhorias no pátio de triagem, além de já ter feito toda a manutenção nos shiploaders, nos armazéns da faixa portuária e no Silo Público, o “silão”.

Na semana que vem o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, vai a Brasília para tratar da licença ambiental para dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Paranaguá, obra essencial para garantir as condições ideais para movimentação de mercadorias.