A Ceasa Paraná movimentou aproximadamente 1,8 milhão de toneladas de hortigranjeiros em 2007. Esse volume é 0,95% superior ao ano anterior segundo os dados estatísticos da Divisão Técnica e Econômica (Ditec). Para Antonio Comparsi de Mello, diretor-presidente da Ceasa Paraná, a comercialização das cinco unidades no Estado (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu) mostram que o setor pode crescer ainda mais neste ano.
?A evolução dos mercados atacadistas vem mantendo um crescimento gradual, mas constante. Percebemos que tanto os produtores como os atacadistas que comercializam nas Ceasas do Paraná estão buscando maior eficiência em seus negócios?, diz Antônio Comparsi de Mello.
Segundo ele, alguns fatores seguraram o aumento da comercialização de hortigranjeiros no Paraná. ?O ciclo da produção de frutas, verduras e legumes é curto e rápido. Mas o agricultor depende também dos fatores climáticos. O excesso de calor, ou a falta de chuvas regulares em determinadas épocas do ano afetam a produção e conseqüentemente a comercialização?, explica.
Das cinco unidades da Ceasa no Paraná três (Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu) tiveram aumento no volume total de 2007, em relação ao ano anterior. As Ceasas de Maringá e Cascavel apresentaram retração na comercialização.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)