5,2 milhões de carros

Motoristas paranaenses estão entre os que mais usam seguros

Com uma frota de mais de 5,2 milhões de veículos, o Paraná está entre os estados com maior proporção de veículos por habitante. De acordo com estimativas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Curitiba tem hoje quase um carro por morador. O estado concentra 10% da frota nacional.

Com tantos veículos circulando, a segurança de motoristas e pedestres ainda não é considerada essencial. Segundo o Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros, de Previdência Complementar e de Capitalização nos Estados do Paraná e Mato Grosso (Sindiseg), apenas 20% dos veículos têm seguro. Isso significa dizer que oito em cada dez carros e motos circulam sem qualquer tipo de segurança.

De acordo com o diretor executivo do Sindseg, Ramiro Fernandes, um dos maiores inibidores da procura é a impressão de que o seguro não será necessário. “A maioria das pessoas só lembra quando precisa. Pra se ter uma ideia de quanto os seguros são acionados, cerca de 60% do valor faturado com apólices no ano passado foram investidos em indenizações para os segurados”, explica.

A meta do sindicato é aumentar o número de adesões no Estado e reduzir custos. Para isso, o Sindseg promove palestras para tirar dúvidas e aproximar as seguradoras dos consumidores. “Quanto mais segurados tivermos, menor será o custo de cada apólice”, complementa o diretor. Para ajudar na eficiência da solução de casos de furtos e roubos de veículos, o Sindicato faz doações de equipamentos e treina policiais para a identificação veicular.

Mercado seguro

Os seguros de veículos respondem por 30,8% das apólices em vigor no Estado. A modalidade mais procurada é a de seguros pessoais responsáveis por 51,5%. O mercado paranaense e sul-matogrossense de seguradoras é o quarto mais importante do País, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com o Sindicato que representa as seguradoras dos dois estados, em 2010 mais de 5,6 bilhões de reais foram faturados em apólices de seguros. Um crescimento de 17% em relação a 2009. Para esse ano, a expectativa é de um novo crescimento de 17%, alcançando um faturamento de 6,5 bilhões de reais.

Com informações do Sindiseg.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna