Moody’s mantém rating da Argentina

A Moody’s manteve o rating de longo prazo da Argentina em Caa1, mas alterou a perspectiva da nota para negativa. Mesmo assim, a agência de classificação de risco considerou que o não pagamento das obrigações aos credores após um período de carência de 30 dias constitui um calote. “O calote provavelmente irá exacerbar a contração econômica, aumentar a pressão sobre a taxa de câmbio e impulsionar ainda mais a inflação”, escreveu a Moody’s.

“A perspectiva negativa para a Argentina reflete a visão da Moody’s de que o calote pode aumentar a pressão sobre as reservas internacionais da Argentina em meio a uma contínua estagnação econômica”, acrescentou a agência.

A Moody’s ainda confirmou a nota Caa2 para os bônus regidos pelas leis estrangeiras e manteve a nota Ca para os bônus originais.

Em 30 de julho, os bônus regidos pelas leis internacionais e reestruturados em 2005 e 2010 não receberam o pagamento previsto, apesar de a Argentina ter depositado os fundos em uma conta separada. Ainda que o pagamento não tenha sido feito por conta de questões judiciais nos EUA, o governo argentino declarou que continuará a fazer os pagamentos a essa conta, mas se recusou a pagar os credores em litígio neste momento.

A Moody’s explicou que embora a nota Caa2 dos bônus regidos pelas leis internacionais reflita a expectativa de perdas para os credores, essas perdas provavelmente serão modestas. “A perspectiva negativa sobre a dívida de legislação internacional também reflete as incertezas sobre como o atual impasse legal será resolvido”, escreveu a Moody’s.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo