Montadoras preparam novos reajustes de preços

O preço do carro zero deve subir novamente em abril. A maioria das montadoras instaladas no País já programou uma nova rodada de reajustes de preços a partir do próximo mês. Esse é o caso da Ford, Fiat e Volkswagen. Os veículos da Ford deverão sofrer um reajuste de 1% a 2% no próximo mês. Os preços da Fiat deverão subir 1,5%, em média, a partir do dia 4 de abril. A Volkswagen deve aplicar um aumento médio de 1,5% em sua tabela de preço a partir do dia 1.º.

A maioria das montadoras vinha anunciando reajustes de preços mensais. Foram dois reajustes no ano: janeiro e abril. Essa prática foi interrompida neste mês de março, quando o governo anunciou a redução a zero da tarifa de importação de 15 produtos siderúrgicos.

Como a elevação do preço do aço era uma das maiores reclamações das montadoras, esperava-se que a medida fosse agradar o setor. No entanto, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) informou que a medida não resolvia no curto prazo o problema de elevação dos custos de produção da indústria automotiva.

Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea, disse no começo do mês que os custos de importação do aço ainda encarecem a compra desse insumo no mercado internacional. Esses custos, segundo a Anfavea, giram em torno de 15% do preço do aço.

Estudo da Anfavea mostra que enquanto os preços dos carros aumentaram 54% de janeiro de 2002 a dezembro de 2004, o custo do aço subiu 149%. No mesmo período, o plástico ficou 95% mais caro e os preços dos metais não-ferrosos aumentaram 79%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo