Montadoras da Europa revelam preocupação com minério

Preocupado com o aumento dos preços do minério de ferro, o setor automobilístico europeu pediu que a Comissão Europeia “combata acontecimentos que distorcem” o setor de matérias-primas. “A Acea pede que a Comissão Europeia urgentemente use todos os canais apropriados para combater acontecimentos que distorcem” o mercado, disse em comunicado a Associação dos Fabricantes de Automóveis da Europa.

O minério de ferro é um componente fundamental para a produção de aço. Segundo o grupo, cerca de 1 tonelada de aço é usada para produzir um carro. Aproximadamente 1,6 tonelada de minério de ferro e 0,6 tonelada de carvão de coque são usados para cada tonelada de aço produzido. Algumas siderúrgicas preveem que o aumento no minério de ferro pode levar a uma elevação de US$ 160 por tonelada em alguns produtos de aço.

Por isso, o risco de políticas de preços excessivos e imprevisíveis prejudicará a competitividade da indústria da Europa, em um momento em que a demanda dos consumidores ainda está baixa. “O setor automobilístico precisa de acesso amplo a matérias-primas em condições de competitividade, especialmente em tempos de circunstâncias econômicas frágeis”, disse a Acea, classificando as três maiores produtoras de minério de ferro como um oligopólio.

A brasileira Vale e as anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto controlam quase 75% da produção de minério de ferro do mundo. Esta semana, a BHP informou que chegou a um acordo sobre preços de contrato de curto prazo de minério com um número significativo de clientes da Ásia que, anteriormente, negociavam os preços em uma base anual.

A Acea também observou que se preocupa com a intenção da Rio Tinto e da BHP de criarem uma joint venture (associação) e fundirem suas operações de minério de ferro na Austrália. Em janeiro, a Comissão Europeia lançou uma investigação antitruste para descobrir se a joint venture proposta terá efeito negativo sobre os preços no mercado mundial de minério transportado pelo mar.

Entre os membros da Acea estão BMW, Daimler, Fiat, as operações europeias da Ford Motor, da General Motors e da Toyota Motor, Volkswagen e Volvo, que foi adquirida pela Geely Automobile Holdings. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo