Nesta quarta-feira (02), a montadora norte-americana Paccar apresentou o seu primeiro caminhão produzido no Paraná. O modelo DAF é construído em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

continua após a publicidade

A unidade paranaense é a primeira da marca fora da Europa e uma das mais modernas do mundo. A Paccar, controladora da DAF, investiu US$ 200 milhões (cerca de R$ 450 milhões) na fábrica do Paraná, criando 500 novos empregos diretos na região dos Campos Gerais. O primeiro modelo que será oferecido no mercado brasileiro é um caminhão voltado ao transporte pesado de longa distância.

O presidente mundial da Paccar, Mark Pigott, agradeceu ao governado do Paraná pelos incentivos concedidos para a instalação da indústria no Paraná. “Tivemos um grande suporte do Estado para que essa indústria se concretizasse. O Paraná tem uma excelente logística”, disse ainda ele. “Hoje é um momento histórico para nossa empresa. Acreditamos no Brasil”, afirmou Pigott.

Novos caminhões

continua após a publicidade

 A nova fábrica está instalada em área de 2,3 milhões de metros quadrados e tem capacidade para até dez mil caminhões por ano. Serão produzidos caminhões DAF modelos LF, CF e XF.

A produção será voltada ao transporte pesado de longa distância. Todos os veículos serão equipados com motor de 12,9 litros. “Na primeira etapa, serão testadas a eficiência e eficácia de todos os procedimentos e processos, garantindo ao mercado caminhões de excelência”, disse Davila.

continua após a publicidade

Até o final do ano, será instalada uma rede de 20 concessionárias, distribuídas por todas as regiões do País, com foco inicial no Sul e Sudeste. A previsão é dobrar esse número em 2014. A capacitação dos funcionários da empresa foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desde o início de 2013 os colaboradores estão recebendo treinamento prático e teórico.