Um novo estudo encomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que o atual modelo da globalização deve ser reformado urgentemente para atender melhor as necessidades das populações mais pobres. O relatório, intitulado “Uma Globalização Justa: Criando Oportunidade para Todos”, diz que a globalização “pode e deve” mudar. O documento é resultado de 26 diálogos realizados em mais de 20 países nos últimos dois anos pela chamada Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização.

Fazem parte dessa comissão parlamentares, economistas e representantes de organizações não-governamentais de vários países. Entre os integrantes estão o Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, a ex-primeira dama do Brasil Ruth Cardoso, o ex-premiê italiano Giuliano Amato e o ex-presidente do Uruguai Júlio Sanguinetti.

Desequilíbrios

“Há desequilíbrios persistentes no atual funcionamento da economia global, que são eticamente inaceitáveis e politicamente insustentáveis”, observa o relatório. “Vista pelos olhos da vasta maioria dos homens e mulheres, a globalização não atendeu às suas simples aspirações por empregos decentes e um futuro melhor para seus filhos”, acrescenta.

A questão do emprego é central para qualquer estratégia de ampliação dos benefícios trazidos pela globalização. O estudo destaca que o desemprego no mundo atingiu o seu recorde histórico, com 185 milhões de desempregados no planeta e o crescimento desenfreado da economia informal.

O relatório, porém, busca uma visão equilibrada dos efeitos da globalização e, além das críticas às injustiças trazidas pelo processo, traz também elogios.

Afirma, por exemplo, que graças à globalização alguns conceitos como a democracia, a proteção ambiental, o respeito aos direitos humanos, aos direitos da mulher e a oposição ao trabalho infantil ganharam força.

“O potencial para o bem da globalização é imenso”, diz o documento. “Ela abriu as portas para muitos benefícios, tem promovido sociedades abertas e economias abertas e encorajado livre troca de bens, idéias e conhecimento…”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade