O Ministério de Minas e Energia (MME) estendeu até o dia 8 de julho o prazo para que empreendedores interessados em participar do Leilão A-5 peçam o cadastramento e a habilitação técnica de seus projetos à Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A mudança do prazo, que terminaria na quarta-feira, 26, está publicada em portaria assinada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

continua após a publicidade

O pedido de cadastramento e habilitação dos projetos deve ser feito por meio de envio de ficha disponível no Sistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia da EPE e do envio de outros documentos, conforme orientações que constam do site www.epe.gov.br.

A habilitação técnica será considerada condicional e perderá a validade se os documentos exigidos não forem protocolados na EPE até as 12 horas do dia 29 de julho de 2013, ou se a documentação apresentada implicar alteração dos dados e das características técnicas do projeto habilitado. Esse prazo também foi modificado pela portaria do MME. Antes o protocolo dos documentos deveria ser feito até 19 de julho.

O Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração de 2013, denominado Leilão A-5, ocorrerá em 29 de agosto deste ano, sob a coordenação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O certame fará contratações para início do suprimento de energia elétrica em 1º de janeiro de 2018.

continua após a publicidade

Pelo leilão, serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) em duas modalidades: por disponibilidade, com prazo de 25 anos, para empreendimentos de geração a partir de termelétricas a carvão ou a gás natural em ciclo combinado e a biomassa por Custo Variável Unitário (CVU) igual ou diferente de zero; e por quantidade, com prazo de suprimento de 30 anos, para empreendimentos hidrelétricos.