A presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Elizabeth Farina, afirmou nesta terça-feira, 3, que o governo demonstrou “firmeza” em elevar a mistura de etanol anidro na gasolina para 27,5% caso os últimos testes de durabilidade dos motores, previstos para terminar em março, sejam positivos. “Faltam 30% dos testes”, disse pouco antes de audiência do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com lideranças da cadeia produtiva de açúcar e etanol.
Farina participou na segunda-feira, 2, de encontro com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, na qual se decidiu pela elevação do porcentual de anidro na gasolina de 25% para 27% a partir de 16 de fevereiro. A mistura vale para a gasolina C e deve ser oficializada hoje pela presidente Dilma Rousseff. Uma nova reunião com Mercadante está marcada para 8 de abril para se considerar o aumento da mistura também na chamada gasolina premium.
A executiva da Unica destacou, ainda, que o setor prepara um conjunto de pleitos a ser levado ao governo para aumentar a participação do segmento na geração de energia elétrica nacional por meio da cogeração. Segundo ela, há a previsão, para abril, de um leilão de energia específico para a biomassa.
Sobre a saída do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues do Conselho Deliberativo da Unica Farina apenas comentou que uma reunião está prevista para esta terça-feira, 3, entre os conselheiros para debater o assunto. A saída foi confirmada ontem por Rodrigues ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.