Mais de 500 pequenos e médios empresários paranaenses, desde 2003, têm fechado bons negócios ao participar de missões governamentais e empresariais, além de inserir a cultura exportadora em suas empresas. Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, 95% dessas empresas são de pequeno porte e 80% realizaram sua primeira experiência internacional em uma missão. ?Mais de 1.500 reuniões empresariais foram acertadas, muitas vezes com fechamento de negócios efetivados já no primeiro contato?, completa.
Para o empresário Celso Luiz Gusso, da Arauplast Indústria de Plástico Ltda., de Curitiba, quando se trata de missão empresarial, é indispensável que o governo tome parte do processo. Participante em missões para o Uruguai, Paraguai e Argentina, Gusso conta os resultados positivos para a empresa, tanto nas importações quanto nas exportações. ?A vinda de empresários de outros países ao Paraná, como ocorreu em abril com os venezuelanos, também cria uma relação de cumplicidade entre os empresários?, afirma. Dono da empresa de alimentos Barion e Cia. Ltda., Rommel Barion tem a mesma opinião ao apontar que ?o aval dado pelo governo estadual traz maior confiabilidade aos parceiros internacionais?.
Com participação nas missões paranaenses com a Venezuela, José Carlos Di Luca, da Lunardi Agropecuária e Empreendimentos, ressalta a diferença entre a empresa ir sozinha ao país e bater de porta em porta atrás de negócios ou partir com o respaldo governamental. ?Com a presença de presidentes de companhias estatais mostramos conteúdo, que viemos de um lugar desenvolvido e com possibilidade de fornecer coisas boas?, acrescenta. Com previsão de volta à Venezuela para agosto deste ano, Di Luca comenta que o governo deu o embalo necessário. ?Agora temos que andar um pouco sozinhos também. Contudo, o governo nos mostrou possibilidades de negociar com lugares que até então não havíamos pensado, e que são grandes negociadores?, avalia.
Empresária de alimentos orgânicos, Sandra Hanszmann, da empresa Bonfruit, participou de uma missão de produtos orgânicos em Paris, no ano passado. ?Voltamos ao Brasil com diversas propostas de negócios e percebi que tínhamos que fazer a lição de casa, no sentido de oferecer um produto inovador, com preço, qualidade e apresentabilidade?, explica.
Dando continuidade às ações desenvolvidas pelo Estado, o coordenador de Assuntos do Mercosul da Secretaria da Indústria e Comércio, Santiago Gallo, convida empresários paranaenses para a missão empresarial da província argentina de Córdoba ao Paraná, nos dias 25 e 26 de julho. ?Somos um ponto estratégico dentro do Mercosul e a Argentina vê, cada dia mais, as potencialidades de negócios com empresas do Paraná?, conclui. (AEN)