O Paraná receberá uma nova missão governamental e empresarial da França em fevereiro de 2007, como desdobramento da visita da comitiva paranaense à província francesa de Rhonê-Alpes, na semana passada. O anúncio feito ontem, pelo secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II. ?Foi confirmada a vinda de representantes do setor público, da Câmara de Comércio de Lyon, além de empresários para rodadas de negócios multisetoriais?, afirmou.

continua após a publicidade

Além de intensificar contratos de comércio bilateral, troca de tecnologias e consultoria na área de meio ambiente, a missão francesa espera abrir conversações para a criação de um escritório de representação da província de Rhône-Alpes no Paraná. Segundo o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Virgílio Moreira Filho, o escritório teria sede na Fiep, em Curitiba. ?Esse espaço serviria para fortalecer parcerias e troca de informações entre as regiões?, diz Moreira Filho. ?Os investimentos, assim, ganham força e rapidez?, completa.

Missão

Liderados pelo governador Roberto Requião, 30 empresários paranaenses de 17 grupos privados nos setores de indústria, comércio e serviços participaram do Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços Voltados ao Meio Ambiente, a Pollutec 2006, que terminou sexta-feira (1.º) em Lyon. Contratos de exportação do setor de madeira do Paraná e da indústria de embalagens foram alguns dos acordos já concretizados.

Atualmente, a região Rhône-Alpes é tida como um dos mais importantes pólos de excelência tecnológica da União Européia. ?Estreitar negócios com essa província é sinônimo de divisas para o Paraná?, explica o secretário Jacir Bergmann II.

continua após a publicidade

No ranking entre os principais destinos das exportações paranaenses, de janeiro a outubro de 2006, a França está na oitava posição, com US$ 280 milhões. Entre os principais países vendedores de produtos ao Paraná, a França ocupou a quinta posição nos primeiros dez meses deste ano, com US$ 308 milhões.

Cooperação

Durante a Pollutec, o governador Roberto Requião e o presidente do Conselho Regional Rhône-Alpes, Jean-Jack Queyranne aprovaram um plano de ação que servirá de roteiro para futuros desdobramentos de cooperação bilateral.

continua após a publicidade

A cooperação entre a região francesa e o Paraná vem se estabelecendo desde o começo do ano, quando 60 prefeitos paranaenses foram até Lyon, em abril. No mês seguinte, empresários paranaenses participaram do I Encontro de Cooperação Internacional Federativa Franco-Brasileira, realizado em Marselha. Até o fim de novembro, ocorreram outras participações de paranaenses em eventos franceses. (AEN)