Missão argentina realiza novos negócios no Paraná

Com um volume de negócios de US$ 184 milhões em exportações com o Paraná no primeiro trimestre de 2006, a Argentina esteve ontem no Paraná com uma nova missão empresarial. Desta vez, o país foi representado por 15 empresas que participaram em Curitiba de rodadas de negócios com empresários locais no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores do Paraná (Cietep). O alvo principal dos argentinos foi a compra e a venda de produtos com maior valor agregado.

Na terceira posição entre os principais destinos de vendas dos produtos paranaenses, a Argentina trouxe ao Estado cerca de 15 empresas de diversos setores como o automotivo (maquinários, ferragens), agronegócio e alimentício. O evento foi uma parceria do governo do Estado, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e da Associação de Exportadores e Importadores da República Argentina (Aiera).

Para o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, a mais nova missão comercial ao Paraná foi mais um desdobramento do intercâmbio que o governador Roberto Requião vem estimulando com os países do Mercosul. ?Nunca vendemos tantos produtos com valor agregado como agora. O empresariado precisa estar atento sobre o mercado argentino?, ressalta.

O ministro Emilio Neffa, representante do consulado argentino em Curitiba, disse que estabelecer negócios com a Argentina é uma alternativa promissora para o Paraná. ?Importar certos produtos da Argentina é muito mais barato para o Paraná do que trazer de São Paulo?, comparou.

Balança comercial

Dos 10 principais produtos mais vendidos pelo Paraná para a Argentina, 8 são produtos industrializados, como automóveis, máquinas e colheitadeiras, acessórios e motores. Atualmente, a Argentina representa 8,77% das exportações do Estado. As compras dos argentinos subiram de 962 produtos paranaenses em 2004 para 1.035 em 2005. Mais empresas paranaenses também encontraram na Argentina um novo mercado. Em 2004, eram 471. Já em 2005, esse número subiu para 482.

No campo das importações, a Argentina ocupa a quinta posição entre os principais países de origem das importações do Estado. Foram US$ 96 milhões no primeiro trimestre, representando 7,35% do total. Os produtos importados pelo Paraná passaram de 762, em 2004, para uma leve queda de 739 em 2005. Já o número de empresas importadoras subiu de 454 para 464. Entre os principais produtos comprados da Argentina, os destaques ficam para marchas de automóveis, painéis de fibra de madeira, trigo e leite integral.

Cuba

A próxima rodada de negócios internacionais no Paraná vai envolver empresários de Cuba. Para isso, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), através de seu Centro Internacional de Negócios e em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, promove na próxima segunda-feira (15) uma mesa redonda com diversos empresários cubanos. Os empresários interessados podem confirmar presença pelo telefone (041) 3335 -1700 (Fiep). (AEN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo