Miriam Belchior fala no RS em desaceleração da inflação

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, previu a desaceleração da inflação neste ano enquanto falava dos investimentos do governo federal aos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES) nesta terça-feira, em Porto Alegre. “A expectativa é de que seja inferior à de 2012”, afirmou, referindo-se ao índice de 5,84% do ano passado, influenciado pela alta mundial das commodities.

Miriam Belchior reiterou que o controle da inflação é “compromisso importante” do governo federal, destacou que nos últimos nove anos o índice se manteve dentro da faixa de flutuação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional e previu que, em 2014, estará próximo do centro da meta, de 4,5%.

Ao falar das perspectivas para este ano, a ministra ressaltou que “alavancar ainda mais o investimento é o mantra da presidenta (Dilma Rousseff)” e citou a redução da taxa de juros e dos spreads bancários, o aumento de crédito e a desoneração tributária como componentes do ambiente favorável ao crescimento do País.

Protesto

Enquanto a ministra participava da reunião do CDES, um grupo de cerca de 20 pessoas protestava contra o impacto ambiental e social das grandes barragens na porta do Palácio Piratini. “O absurdo é que dois terços das hidrelétricas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estão sendo construídos justamente nas Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade”, afirmou um panfleto distribuído pelos manifestantes. O texto também reclamou da expulsão de comunidades ribeirinhas e afirmou que o País “não precisa mais de megahidrelétricas, pois tem potencial de 200 GW de energia eólica”.

Alegando desconhecer detalhes do que queriam os manifestantes, a ministra evitou falar sobre os temas do protesto, mas defendeu a matriz energética brasileira. “É uma das mais limpas do mundo, com 80% de energia limpa e renovável”, assegurou. “Se é para mudar, só se for para pior, o que não é o caso”, prosseguiu. “Vamos continuar fazendo investimentos para manter nossa matriz limpa a renovável”.

Dívidas estaduais

Na reunião do CDES, Miriam Belchior ouviu pedidos de renegociação da dívida dos Estados com a União. Ao sair, lembrou que há um projeto do Executivo tramitando no Congresso, referindo-se à proposta de substituir a correção dos débitos, feita pelo IGP-DI, para o IPCA.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que estava ao lado da ministra, disse que ele e seus colegas farão um “esforço lancinante” para o presidente da Câmara dos Deputados colocar o projeto em votação. “Tem que votar em primeiro lugar isso aí e depois abrir conversações sobre o resto”, sugeriu.

Em sua visita ao Rio Grande do Sul, Miriam Belchior visitou ainda a obra da BR-448, conhecida como Rodovia do Parque, na região metropolitana de Porto Alegre, prometendo que deve ficar pronta até dezembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna