Ministros negam pressão para transferir estaleiro

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega; e o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, negaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que tenham feito pressão para transferir o estaleiro Jurong, que começou a ser construído no Espírito Santo, para o litoral norte do Rio de Janeiro.

Mantega disse que quer que as sondas do estaleiro sejam entregues para a Petrobras no prazo determinado. Já Pimentel afirmou que recebeu representantes da empresa em Brasília, mas para discutir a ampliação de investimentos no Brasil e não a retirada do empreendimento no Estado.

Nos últimos dois dias, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e parlamentares da bancada capixaba denunciaram a pressão do governo federal para retirar o estaleiro Jurong do Estado e levá-lo para Campos, no Rio de Janeiro, para beneficiar negócios do empresário Eike Batista.

Segundo informou à reportagem o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o embaixador do Brasil em Cingapura, Luís Fernando Serra, teria relatado ao secretário de desenvolvimento do governo do Estado que estava agindo por orientação de Mantega e de Pimentel para propor à empresa Jurong a transferência do estaleiro.

Ferraço cobrou uma apuração rápida do Ministério das Relações Exteriores sobre o envolvimento do embaixador. Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Ferraço fez uma nesta quinta-feira uma reclamação formal ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. “É algo gravíssimo”, disse o senador. “Jabuti em árvore ou foi enchente ou tem uma mão”, acrescentou.

O empreendimento no estaleiro é avaliado em R$ 500 milhões, com potencial para gerar seis mil empregos. A transferência para o Rio de Janeiro, segundo os parlamentares, beneficiaria o empresário Eike Batista, proprietário do terminal portuário de Porto do Açu, em São João da Barra, norte do Rio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna