Os líderes da zona do euro tentarão criar, durante o fim de semana, um fundo emergencial de estabilidade para os 16 países que compartilham a moeda, assim como adotar medidas para restringir a ação de especuladores, afirmou o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy. Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) debaterão o “mecanismo de estabilidade” em reunião especial prevista para o domingo, anunciou van Rompuy ao término de uma reunião de líderes da região em Bruxelas.

continua após a publicidade

“Estamos diante de um problema sério na zona do euro. Trata-se de uma questão de responsabilidade e de solidariedade. Nós enfrentaremos esta situação juntos”, assegurou o presidente do Conselho Europeu. Van Rompuy disse que os líderes da zona do euro, diante de uma crise da dívida que se aprofunda cada vez mais, concordaram em acelerar seus planos de corte de seus déficits orçamentários.

Os líderes europeus querem que a Comissão Europeia, braço executivo da UE, imponha com mais firmeza as regras orçamentárias do bloco”, declarou Van Rompuy.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse em entrevista coletiva que os governos da região “farão tudo o que for necessário” para garantir a estabilidade da Grécia e da zona do euro como um todo. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade