Os ministros das Finanças da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda) irão discutir detalhes técnicos do plano de assistência financeira à Grécia amanhã, a fim de selar tais detalhes, disse uma autoridade do governo alemão. “Um acordo entre os ministros das finanças que pertencem ao Eurogrupo é planejado para amanhã, relacionado aos detalhes técnicos do plano sobre a Grécia de 25 de março”, disse a autoridade, que não quis se identificar. No mês passado, os líderes europeus fecharam um plano de resgate financeiro para a Grécia, prevendo ajuda bilateral prestada pelos maiores parceiros da Grécia na zona do euro com suporte do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A autoridade alemã advertiu, entretanto, que o acerto dos detalhes técnicos amanhã pelos ministros das Finanças não significa que automaticamente o pacote possa ser acessado, apenas que estaria pronto. Ele não especificou se o encontro ocorreria via telefone ou por meio de teleconferência, mas assegurou que a reunião não será presencial.
Os ministros das finanças do Eurogrupo vêm trabalhando em detalhes do acordo, tais como taxas de juro e condições para que seja acessado pela Grécia. Na semana passada, cresceram as especulações e perspectivas de que a Grécia terá de recorrer ao pacote, tendo em vista a dificuldade que o país vem encontrando para se financiar no mercado, por causa do elevado retorno pedido pelos investidores. As informações são da Dow Jones.