O governo federal deu início à preparação do modelo de concessão para hidrovias. Nesta quarta-feira, 11, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, teve uma reunião com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. A ideia do governo é incluir as hidrovias no Plano de Investimentos em Logística (PIL). Esse foi apenas o primeiro de uma série de encontros para desenhar o modelo. A próxima reunião ainda não tem data marcada.

continua após a publicidade

Kátia Abreu sugeriu ao ministro Barbosa fortalecer investimentos em infraestrutura no chamado Arco Norte, área formada por Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Vila do Conde (PA), Itaqui (MA), Salvador (BA) e Ilhéus (BA). Para a ministra, o modelo deveria dar atenção especial à hidrovia Tocantins-Araguaia. “Com o fortalecimento do Arco Norte, vamos aliviar o atual congestionamento nos portos, hidrovias e ferrovias do Sul e Sudeste. Isso onera o produto, não é bom para o País”, disse.

continua após a publicidade

Na hidrovia Tocantins, que tem 1,5 mil quilômetros, a ministra acredita que o potencial poderá ser maior com a construção de eclusas, uma em Estreito, uma em Lajeado, uma em Marabá e uma em Serra Quebrada. O derrocamento do Pedral de Lourenço, no Pará, também melhoraria consideravelmente a navegação.