Ministros de Finanças da zona do euro vão se reunir na quarta-feira (11) para discutir o programa de ajuda da Grécia, disseram nesta sexta-feira duas autoridades da União Europeia.
O encontro ajudará a livrar líderes da UE, que têm reunião marcada para o dia seguinte em Bruxelas, de se envolverem diretamente com detalhes dos problemas financeiros da Grécia, segundo as fontes.
A Grécia vem apresentando divergências sobre seu futuro com o restante da zona do euro desde que o partido esquerdista Syriza assumiu o poder no mês passado, com promessas de reverter medidas de austeridade impostas a Atenas em troca de ajuda financeira. O clima de discordância e o congelamento do restante da ajuda à Grécia geram dúvidas sobre por quanto tempo mais o país será capaz de honrar seus compromissos.
O atual programa de ajuda da Grécia, de 240 bilhões de euros (US$ 273 bilhões), expira no fim do mês e o novo governo do país tem dito que não aceita uma prorrogação da ajuda que exigiria adesão a medidas de austeridade fechadas com seus antecessores. A zona do euro, por sua vez, insiste que promessas feitas pelo governo anterior devem ser mantidas se Atenas quiser receber assistência adicional. Fonte: Dow Jones Newswires.