Ministros das Finanças da zona do euro precisam fazer uma reunião para tratar sobre a nova fase do programa de resgate financeiro da Grécia nos próximos dias, afirmou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após problemas nas negociações entre os gregos e seus credores nesta semana.
“Estou convencido de que ainda há bastante a fazer pelos ministros de Finanças. Temos que evitar uma situação de incerteza para a Grécia”, disse Tusk, que preside as reuniões das lideranças europeias.
Ele não deu uma data exata para a próxima reunião, mas salientou que ela não pode ocorrer “num futuro distante”. “Estou falando em um prazo de dias, não de semanas”, disse.
Os comentários acontecem após os credores internacionais apresentarem um pacote adicional de medidas de austeridade aos gregos, jogando por terra as esperanças de um rápido acordo entre os dois lado.
Autoridades gregas e europeias tinham esperanças de chegar a um rápido acordo para aprovarem a nova etapa do programa de resgate nesta quinta-feira. A reunião de amanhã, no entanto, foi postergada após o fracasso em se chegar a um consenso. Fonte: Dow Jones Newswires.