Ministros da Unasul querem ampliar comércio sem dólar

O conselho de Economia e Finanças da Unasul, instituído nesta sexta-feira (12), em Buenos Aires, durante reunião de ministros da Fazenda e representantes dos Bancos Centrais dos 12 países da região, vão estudar medidas para reforçar o comércio regional em moedas locais, sem o dólar.

A informação é do vice-ministro de Economia da Argentina, Roberto Feletti. “Chegamos a um acordo sobre três eixos de trabalho e um deles é avançar em mecanismos multilaterais de pagamentos, para sustentar o comércio e proteger os volumes de reservas”, disse Feletti durante conversa com jornalistas.

Ele destacou que o comércio entre os países da região movimenta a cifra de US$ 120 bilhões anuais. “O uso de moedas locais, excluindo o dólar, protege as reservas e incrementa o comércio porque há taxas menores de transações”, disse.

Ainda na conversa, o vice-ministro argentino disse que o segundo foco de trabalho será “a coordenação do uso de reservas para facilitar a tarefa dos Bancos Centrais na atuação diante das volatilidades”.

Ele também detalhou que os grupos técnicos dos países vão trabalhar no desenvolvimento e fortalecimento de Bancos de Desenvolvimento, como a Corporação Andina de Fomento (CAF) e o Banco do Sul, que ainda não saiu do papel.

Junto com esse terceiro ponto, esclareceu, os técnicos vão revisar o Fundo Latino-americano de Reservas (FLAR) “para ver se pode ser ampliado e dar maior capacidade de intervenção” dos países em caso de ataques especulativos contra as moedas ou dívidas soberanas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo