Ministro garante que PSI vai se tornar política federal

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, disse nesta segunda-feira que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, garantiu que o Programa de Sustentação de Investimento (PSI) será prorrogado e se tornará uma política definitiva do governo federal.

Atualmente, o programa permite a compra de máquinas e equipamentos a juros fixos de 5,5% ao ano, financiamentos com prazo de 10 anos e carência de dois anos para o início do pagamento. O PSI fez parte do pacote de medidas criado para combater os efeitos da crise internacional e deveria ser extinto no dia 31 de março próximo.

De acordo com Albert, as condições do financiamento vão mudar e as novas ainda não foram definidas, mas as propostas deverão ser entregues até 28/02. Também de acordo com ele, Pimentel já adiantou que não será possível manter os juros em 5,5% ao ano. “Isso ainda é uma incógnita. Ele só falou que os juros não vão continuar em 5,5% ao ano, o que é péssimo para nós. Serão maiores”, afirmou.

Ele disse ainda que “o ministro Pimentel falou que não vai ser mais uma tentativa de sustentar os investimentos, vai ser uma coisa perene e não vai mais precisar ser renovada a cada seis meses”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna