Foto: Ciciro Back |
Paulo Bernardo: palestra. continua após a publicidade |
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, esteve ontem em Curitiba, para falar sobre o cenário econômico brasileiro. Em palestra no Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon), ele destacou o bom quadro da economia, e o que seria necessário para manter um crescimento estável e sustentável.
O ministro afirmou que ?nos últimos 25 anos o crescimento ficava na média de 2,5% ao ano. Desde 2003, porém, estamos tendo um crescimento médio de 4,3%, mas temos condições de chegar a 5%?, disse. Segundo ele, mais importante que o fato de o País estar crescendo economicamente, é que o faz com mais geração de renda, emprego e evolução na indústria.
Ainda como comentou o ministro, ontem, eliminar a burocracia seria uma forma de acelerar ainda mais esse crescimento. ?Precisamos gerenciar e planejar o País para que esse crescimento seja sustentável. Uma maneira de garantir isso seria o governo continuar investindo e garantindo condições para a iniciativa privada também investir?, afirma.
Sobre o desempenho da economia no Paraná, o ministro ressaltou que, apesar de alguns anos difíceis, a situação está melhorando. ?O Paraná passou pelo menos dois anos ruins, principalmente em relação à indústria e ao agronegócio. Neste ano, porém, estamos dando demonstração de pujância e vitalidade. Tudo está indo bem?, diz.
PAC
Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Bernardo diz que está andando, ?mas não no ritmo que gostaríamos?. ?Está indo bem, mas a tendência é acelerar no final deste ano e ainda mais no ano que vem?, comenta.