O ministro do Petróleo da Venezuela, Eulogio del Pino, disse que viajará para a Rússia para se encontrar com outros países produtores da commodity e membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para discutir a estabilização dos preços. O ministro embarca na segunda-feira para Moscou, onde encontrará o ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak.

continua após a publicidade

Em comunicado publicado no site da estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA), Del Pino informou que as conversas têm como objetivo recuperar os preços do petróleo em cerca de US$ 4 a US$ 5 por barril. “O preço está muito abaixo do equilíbrio econômico para produtores e consumidores”, destacou o ministro, segundo o comunicado.

A reunião com Novak está marcada para a próxima quinta-feira (04). Na sexta-feira, o encontro será com produtores de petróleo russos. No dia seguinte, del Pino reúne-se com Mohammed al-Sada, presidente da Opep e ministro de energia do Catar. Posteriormente, ele visitará o Irã e a Arábia Saudita.

Na quinta-feira passada, o ministro russo havia afirmado que um encontro entre membros e não-membros da Opep estava previsto para ocorrer no mês de fevereiro e que seria discutida uma proposta de corte de 5% na produção.

continua após a publicidade