Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (13) ter ficado satisfeito com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Foi bom, porque mostra que a economia brasileira continua na trajetória de crescimento", disse.
Mantega lembrou que o país vem crescendo há 14 trimestres consecutivos, o que, para ele, significa tratar-se de um crescimento sustentável. "Este crescimento é equilibrado porque é puxado pelo investimento, pelo aumento do consumo interno", disse.
Ao lembrar que na comparação com o primeiro trimestre de 2006 os números do IBGE mostram alta de 4,3%, Mantega afirmou que a economia caminha na direção dos 4,5% esperados para o fim do ano.
Na comparação com o último trimestre do ano passado, o aumento foi de 0,8%, o que o ministro também considerou satisfatório: "É normal que haja oscilações de um trimestre para o outro, não é um crescimento linear. Inclusive pode haver problemas estatísticos. Num trimestre o IBGE capta menos, no outro capta mais."
Sobre o consumo do governo, que cresceu 4% neste trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2006 e 3,5% em relação ao último do ano passado, Mantega considerou importante a colaboração. "O consumo do governo reflete o aumento dos investimentos que o governo está fazendo desde o início do ano. É satisfatório, é o esperado. Está dentro das expectativas orçamentárias", disse.
O ministro comentou ainda que as receitas aumentaram mais do que os gastos, o que permite ao governo gastar sem comprometer o superávit primário (a economia que o governo tem que fazer para pagar a dívida): "O resultado fiscal é satisfatório e se o governo puder contribuir para o crescimento maior da economia, não tem nenhum problema, desde que o resultado fiscal seja entregue como foi prometido".
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)