Ministro cobra rapidez para eliminar subsídio do algodão

Os Estados Unidos devem agir rapidamente para eliminar completamente os subsídios concedidos aos produtores de algodão que foram classificados como ilegais pela Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou o ministro Reinhold Stephanes (Agricultura). Ele disse que é inaceitável que qualquer país desrespeite as regras da OMC. Segundo ele, o Brasil espera que os Estados Unidos atuem de acordo com a determinação da organização.

"O próximo passo será pressionar os Estados Unidos a cumprir a regra, que é uma obrigação tanto como para qualquer outro país dentro das regras do direito internacional." Mas se os EUA não respeitarem, "o passo mais lógico será então aplicar sanções", disse ao lembrar que a importância da commodity para o Brasil, quinto maior produtor mundial de algodão.

A decisão da OMC em favor do Brasil, que abriu contencioso para questionar os subsídios concedidos aos produtores de algodão norte-americanos, foi divulgado na sexta-feira passada. A organização considerou que o apoio do governo fere as regras de comércio internacionais. A determinação da semana passada é a terceira em favor do Brasil. A OMC deve divulgar a decisão final no último trimestre deste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo