O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, pediu nesta quinta-feira que o Banco Central Europeu (BCE) considere uma retirada “oportuna” dos estímulos monetários na região.

continua após a publicidade

Os comentários aconteceram momentos antes da reunião de política monetária do BC europeu. Schäuble afirmou que, quanto mais tempos os juros permanecerem ultra baixos, maior será o “encargo” quando a política for normalizada.

continua após a publicidade

“É por isso que eu advogo uma retirada oportuna”, afirmou o dirigente em uma conferência em Berlim.

continua após a publicidade

O BCE anuncia sua decisão às 9h45 (de Brasília), e é esperado que não haja mudanças no juro de referência ou no programa de compras de ativos.

Schäuble, que se encontra com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, na próxima semana, comentou também enxergar afinidades entre seu país e os Estados Unidos no terreno da regulação do setor financeiro.

Ambos devem se reunir na próxima quinta-feira, antes da reunião dos ministros do G-20.

“Acredito que temos bastante em comum e que precisamos nos ater às lições básicas retiradas da crise financeira”, afirmou. “Para bancos grandes e relevantes para o sistema, precisamos de regras estritas e que valem internacionalmente. Fonte: Dow Jones Newswires.