Ministro alemão alerta sobre risco de crise bancária

A situação nos mercados financeiros internacionais ainda é preocupante, afirmou hoje o ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble. Ele acrescentou que existem receios de que os altos níveis de dívidas dos países da zona do euro e em outros lugares do mundo possam desencadear uma crise nos setores bancário e financeiro.

Os receios de que a tensa situação nos mercados possa contagiar a economia real na Europa e no mundo dominaram as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, na semanada passada, afirmou Schaeuble a legisladores da Câmara Alta do Parlamento da Alemanha. “Nós observamos um certo resfriamento da atividade econômica nos últimos meses, além das previsões de todas as instituições nacionais e internacionais”, comentou.

“Mas a verdadeira preocupação é que a situação nos mercados financeiros e o preocupante alto nível das dívidas também fora da zona do euro possam levar a uma crise nos setores financeiro e bancário, onde os perigos de contágio são particularmente elevados”, acrescentou o ministro alemão. Ele fez um discurso na Câmara Alta para defender a aprovação da expansão da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês).

A ampliação do fundo de resgate da zona do euro foi aprovada ontem pela Câmara Baixa do Parlamento, por ampla maioria. A Câmara Alta deve dar uma opinião sobre o projeto hoje. Apesar da expectativa de aprovação, esse aval não é necessário. A Câmara Alta representa os Estados da Alemanha.

Schaeuble também disse que vai fazer de tudo para que a União Europeia aprove rapidamente uma proposta para um imposto sobre transações financeiras. Ontem, a Comissão Europeia detalhou a proposta para taxar transações com ações, bônus e derivativos nos 27 países do bloco. A proposta deve ser discutida pelos líderes da UE em uma reunião em outubro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna