Ministra do Meio Ambiente defende redução de IPI para automóveis

 

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu o pacote do governo de estímulo à economia, que inclui a redução do IPI sobre automóveis. A medida é criticada por alguns setores por não exigir contrapartidas ambientais, como metas de eficiência energética.

Para Teixeira, a redução dos preços dos carros contribui para a queda das emissões de gases do efeito estufa por permitir a renovação da frota com a substituição de modelos antigos por outros mais modernos e eficientes. Ela reconhece, porém, que a medida precisa ser complementada por outras ações.

“Tem que ver que está reduzindo emissões por conta da troca de veículos”, disse a ministra em entrevista no evento “Mulheres rumo à Rio+20”, anteontem, na qual foi discutida uma agenda das mulheres para a conferência da ONU.

“Mas acho que tem que fazer mais, não é só a troca de carros. Aí está o desafio de investir em transporte de massa, em transporte coletivo.” Já a secretária de articulação institucional e cidadania ambiental do ministério, Samyra Crespo, disse que a medida é um reflexo da sociedade atual.

“As pessoas têm uma ilusão de que o governo vai estar na vanguarda ou estar na frente. Quem está na vanguarda é a sociedade civil. O governo faz aquilo que está consensuado na sociedade. Estamos numa sociedade que quer automóvel”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna