A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, participou hoje do Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, em Bogotá, e disse que conta com os empresários colombianos para participarem da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o chamado PAC 2, principalmente no setor de infraestrutura. Segundo a ministra, na primeira fase do PAC o Brasil investiu US$ 65 bilhões e a quantia está sendo repetida para o período 2011-2014.

continua após a publicidade

Durante sua palestra, em Bogotá, Miriam pediu uma pausa para falar, a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do projeto Minha Casa, Minha Vida. “Eu vou abrir uma pausa aqui para atender uma interrupção do (ex) presidente Lula para falar do projeto Minha Casa, Minha Vida”, disse. Em seguida, contou que, quando Lula reuniu a sua equipe econômica para discutir o quanto se podia construir de casas populares no Brasil, o grupo respondeu que o País nunca havia superado a marca de 200 mil unidades. O presidente, então, respondeu que a quantia era pequena e que desejava, no mínimo, 1 milhão de casas.

À época, continuou Miriam, tanto representantes do governo como do setor da construção civil “tremeram na base”. Ela disse também que a meta do ex-presidente foi cumprida. Ainda de acordo com a ministra, ela teria afirmado para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que medidas desse gênero, que deram certo no Brasil, é que vão reduzir o nível de pobreza na Colômbia. (O repórter viajou a Bogotá a convite da Proexport, Agência de Promoção do Turismo, Investimento e Exportação do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia)

continua após a publicidade