O Ministério da Agricultura está contratando instituições financeiras para atuarem na aplicação de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). As linhas de crédito vão servir de margem de garantia e ajuste diário nas vendas de mercado futuro (bolsas de valores) e auxiliar produtores prejudicados por chuvas de granizo.
No caso do mercado futuro, o financiamento servirá para proteger os preços negociados em bolsas de mercadorias por produtores e cooperativas. A margem de garantia é o valor exigido dos clientes para cobrir os riscos dos contratos em aberto.
A aplicação na linha de recuperação de lavouras de café é destinada às plantações do grão da safra 2010/2011, e vai beneficiar cafeicultores que registraram perdas de pelo menos 10% da lavoura entre 1.º de outubro de 2010 e 27 de janeiro de 2011.
Os bancos interessados em operar as linhas de crédito devem integrar o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). Os participantes terão de encaminhar o pedido de contratação até 31 de março para a Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura. Os documentos necessários para a assinatura do contrato constam no aviso do Ministério da Agricultura, publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira (9).