Minas e Energia adia leilão A-5 para 30 de setembro

O Ministério de Minas e Energia (MME) adiou para 30 de setembro o Leilão A-5, para compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, que estava marcado para 12 de setembro. A mudança consta de portaria publicada no Diário Oficial da União.

No leilão, serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) na modalidade por quantidade, para usinas hidrelétricas, e na modalidade por disponibilidade, para usinas eólicas, solares e termoelétricas a carvão, gás natural em ciclo combinado ou biomassa. O início de suprimento da energia será em 1º de janeiro de 2019 e o prazo será de 30 anos para contratos por quantidade e de 20 ou 25 anos para contratos por disponibilidade, a depender da fonte.

A portaria de hoje ainda permite que, exclusivamente para esse leilão, poderão ser habilitados tecnicamente os empreendimentos de novas usinas hidrelétricas com potência superior a 50 MW e os empreendimentos de geração termelétrica, para os quais não sejam apresentados Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica ou Licença Ambiental.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo