Miguel Jorge aprova preço de barril na capitalização

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse hoje que o preço médio de US$ 8,51 por barril de petróleo do pré-sal, no contrato de cessão onerosa à Petrobras, é justo. O valor foi anunciado ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Acho que o preço foi justo, até mesmo porque foi definido de acordo com duas consultorias internacionais, feitas por especialistas da área”, disse.

Para o ministro, o índice mínimo de 37% de conteúdo local na fase de exploração das reservas é razoável, pois o País não teria condições de fornecer equipamentos e serviços com uma participação maior no primeiro momento. Na fase de implantação dos projetos, porém, os índices de nacionalização são maiores: mínimo de 55%, com média de 65%.

“É (um porcentual) razoável. Não poderia ter um porcentual muito alto para começar, porque se fosse 60% no primeiro ano, as empresas brasileiras não conseguiriam atingir esse patamar”, acrescentou. “Pela escala, determinados equipamentos nem mesmo devem ser fabricados no País, pois não seria viável”, completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna