Como parte de seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da indústria nacional, a Microsoft Brasil divulgou reforços em sua participação junto às empresas do Paraná. A companhia participa como apoiadora e investidora do projeto Paraná Digital, um empreendimento idealizado pela Federação das Associações Comercial e que se encaixa na filosofia da empresa de levar aos micro e pequenos empreendedores novas oportunidades de acesso à tecnologia, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico e impulsionando a inclusão digital.
A Microsoft participa com conteúdo focado na necessidade da inclusão digital por parte da micro e pequena empresa em mais de mil eventos no Estado e apoio financeiro. ?Nossa inspiração vem do uso que pessoas e companhias fazem da informática para realizar seu pleno potencial?, afirma Emilio Umeoka, presidente da subsidiária brasileira. ?O Paraná Digital é uma oportunidade incrível de levar os benefícios da tecnologia aplicadas às pequenas empresas, que correspondem hoje a 41% da força de trabalho do país.?
A companhia já realizou uma série de outras iniciativas no estado, como o incentivo ao projeto e-PC, a criação dos Centros de XML e para soluções móveis e a adoção do programa de distribuidores regionais.
O micro e-PC foi projetado pela Positivo Informática, com apoio da Intel e da Microsoft, para ser o computador ideal para professores e alunos. O equipamento foi concebido para incluir em um só pacote tanto hardware e ferramentas de produtividade, como softwares educativos, que tornem a experiência de computação divertida e intuitiva para estudantes de todas as idades e profissionais que atuem em instituições de ensino. ?Trabalhamos no projeto desde o início, compartilhando com a Positivo informações técnicas e mercadológicas, o que nos permitiu fazer do E-PC um produto que oferece ao estudante uma nova maneira de trabalhar a informação?, resume Reinaldo Opice, diretor de OEM da Microsoft Brasil.
Centros propagam conhecimento tecnológico
O Paraná foi um dos primeiros estados escolhidos para sediar os Centros de XML, iniciativa capitaneada pela Microsoft, com apoio das iniciativas pública e privada em várias regiões do Brasil. O espaço tem como objetivo tornar os profissionais de TI familiarizados com os mais atuais padrões tecnológicos do mundo e inclui duas etapas: na primeira, há treinamento de profissionais para ministrar cursos de XML. Em seguida, inicia-se o desenvolvimento de projetos mais complexos, que integram setores estratégicos da indústria e entidades do governo.
Com investimentos iniciais de R$ 1 milhão, o Centro de XML do Paraná, contou com apoio da Microsoft, que investiu na doação de software, capacitação profissional e transferência de tecnologia; Intel, com fornecimento de hardware; Sofhar, centro autorizado de treinamento que ofereceu cursos; e Prefeitura de Curitiba, que ficou responsável por atrair dos investimentos.
?Os resultados que temos obtidos com os Centros demonstram o potencial do estado do Paraná, que possui tradição de pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções capazes de resolver problemas do dia-a-dia das corporações e da sociedade de forma geral?, destacou o presidente da Microsoft Brasil.
O Centro de XML de Curitiba já trouxe desdobramentos para a região: em parceria com o CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica -, a Microsoft inaugurou um espaço para desenvolvimento de soluções móveis. O projeto pioneiro visa a inovação e o aumento da competitividade da indústria local em sistemas para mobilidade, incluindo automação comercial, de serviços e industrial, telecomunicações e indústria eletroeletrônica.
Os investimentos da Microsoft no projeto englobam bolsas de estudo, transferência de tecnologia, na qual foram envolvidos treinamento e capacitação de profissionais do CEFET; e suporte para aquisição do laboratório ? servidor, protótipo e dispositivos de forma geral.
Distribuição regional
Desde o ano passado o Paraná faz parte dos Estados brasileiros a adotarem o novo programa de distribuição de produtos da Microsoft, que prevê a inclusão de distribuidores regionais com o objetivo de ampliar a estrutura de comercialização. ?Além de trazer melhoras no atendimento das necessidades regionais, a descentralização impulsiona parcerias com empresas locais e traz benefícios para todo o ecossistema?, afirma Cristina Nogueira, diretora comercial para pequenas e médias empresas da companhia.
Para garantir que não haja concorrência entre os parceiros já existentes, a Microsoft propôs um modelo de associação. Com isso, os distribuidores de porte nacional fecham acordos com os regionais, que passam a ser responsáveis pelo mercado local. As vantagens são inúmeras para os dois lados: eliminação de custos, rápida penetração no mercado, logística simplificada, entre outros. ?Mais um fator fundamental é o relacionamento dos distribuidores regionais com seus clientes, muitas vezes determinante na hora da compra de tecnologia?, explica Cristina.
No Paraná, a Microsoft conta com a expertise da Aldo, que tem mais de 20 anos de tradição no setor eletroeletrônico e cinco no de informática. A distribuidora possui 12 mil revendas ativas, das quais 6,1 mil do mercado de TI. (MPA)