A Microsoft realiza hoje o lançamento mundial do Windows 8 e de seu tablet Surface. Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsoft, disse no início do evento, em Nova York, que mais de mil dispositivos já foram certificados para rodar o novo sistema operacional da empresa.
A empresa anunciou que haverá computadores com Windows 8 a partir de US$ 300 nos EUA. Sinofsky deixou clara a diferença entre os novos sistemas Windows 8 e Windows RT, fator que pode causar confusão entre os consumidores, segundo especialistas.
A primeira versão do Surface, híbrido de tablet e laptop produzido pela Microsoft, vem com Windows RT, que é destinado a aparelhos com processadores de arquitetura ARM, que consomem menos energia e são adotados em praticamente todos os smartphones e tablets atuais.
“O Windows RT não roda programas desenvolvidos para Windows 7”, explicou Sinofsky. A versão RT só funciona com aplicativos da Windows Store, de modo semelhante aos aparelhos da Apple com iOS, que só rodam programas da App Store.
Segundo o executivo da Microsoft, o Windows RT é compatível 420 milhões de dispositivos, como mouses, teclados, discos rígidos externos, impressoras e monitores. Ainda de acordo com Sinofsky, a Windows Store vai estrear com mais aplicativos do que todas as lojas concorrentes quando estas foram lançadas. O executivo, porém, não citou números.
“O Windows 8 é uma oportunidade sem precedentes para desenvolvedores”, afirmou Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, citando 670 milhões de computadores esperando para ser atualizados” para o novo sistema e prevendo vendas de 400 milhões de PCs para o próximo ano.