México troca ministros de energia e transportes

O presidente do México, Felipe Calderón, promoveu uma mudança em seu gabinete, trocando os dois ministros responsáveis pelas áreas de energia e comunicações e transportes, com o objetivo de transformar o seu governo “na administração da infraestrutura”. Calderón escolheu o economista Dionisio Perez-Jacome, formado em Harvard, para substituir Juan Molinar como secretário de Comunicações e Transporte.

Molinar renunciou para participar das articulações do governista Partido da Ação Nacional, que está se preparando para a eleição presidencial de 2012.

Calderón disse que gostaria que Perez-Jacome, um ex-funcionário do Departamento do Tesouro, crie uma atmosfera de competição real no setor altamente concentrado, para que os mexicanos possam ter acesso à internet, telefone e outros serviços de comunicação com condições melhores.

Calderón também nomeou o economista Jose Antonio Meade, formado em Yale, para substituir Georgina Kessel como secretária de energia, que irá presidir o banco de desenvolvimento Banobras. Em relação às tarefas de Meade, Calderón salientou o desejo de que o novo ocupante promova uma transformação de base nas companhias estatais, para eliminar privilégios e torná-las mais transparentes. A estatal Petroleos Mexicanos, por exemplo, tem sua imagem afetada por escândalos de corrupção no passado. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo