Metalúrgicos do Vale do Paraíba votam greve domingo

Os metalúrgicos de São José dos Campos e Região, no vale do Paraíba, devem decidir no domingo (18), os rumos da Campanha Salarial, podendo entrar em greve caso não haja acordo com as empresas. A categoria vai decidir os rumos das mobilizações que começaram esta semana e já levaram à paralisação de 12 empresas.

As negociações entre o sindicato e os grupos patronais, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, pouco avançaram nas últimas rodadas e todas as propostas foram rejeitadas na mesa de negociação. Até domingo, se não houver acordo, deverão ser aprovadas greves na categoria.

A categoria reivindica 17,45% de reajuste, mas os grupos patronais estão apresentando propostas que não ultrapassam os 9%. Esta semana, os metalúrgicos da General Motors, em São José dos Campos, conseguiram 10,8% mais abono de R$ 3 mil, além de avanços nas cláusulas sociais, o que representa um dos maiores acordos fechados no país este ano.

Esta semana, metalúrgicos de cinco fábricas já realizaram greves de 24 horas como advertência para os grupos patronais: Bundy, Heatcraft, Hubner, Schrader e Tryco. Também houve paralisações de até três horas em outras oito empresas.

A base dos metalúrgicos da região possui cerca de 40 mil trabalhadores e mais de 900 empresas dos setores de autopeças, eletroeletrônicos, máquinas, fundição, trefilação, refrigeração, estamparia, entre outros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna