Meta é desenvolver o turismo

O vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), recebeu ontem representantes dos onze municípios que estão na capital para uma reunião sobre turismo no Mercosul. Segundo ele, no ano passado a capital recebeu cerca de 1,5 milhão de visitantes, número 7% superior ao do ano anterior. “Em Curitiba, o desenvolvimento desta atividade é considerada prioritário para geração de emprego e renda. Tudo o que a cidade tem de bom foi feito para os próprios cidadãos, e essa qualidade de vida atrai muito a atenção de brasileiros e estrangeiros”, afirmou.

Antes do encontro os visitantes fizeram um passeio por Curitiba, e conheceram os parques, a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e a Rua 24 horas.

O encontro sobre turismo faz parte das atividades da Rede Mercocidades, que reúne 87 cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. A Rede foi criada em 1997 para facilitar a integração entre os municípios, através de estudos conjuntos e troca de experiências em doze diferentes áreas de interesse das cidades – desde planejamento urbano e economia até questões sociais, turismo, arte e cultura.

Cada grupo de cidades se dedica a uma área, chamadas unidades temáticas. Curitiba faz parte do grupo dedicado ao turismo. “Um dos assuntos que está sendo discutido neste encontro é justamente o intercâmbio de turistas entre os países membros do Mercosul e as políticas que precisam ser adotadas para que nossos países atraiam mais visitantes de outros continentes”, explicou Marutschka Martini Moesch, de Porto Alegre, que coordena a unidade temática de turismo.

A reunião, que prosseguirá na manhã de hoje, discute também estratégias de articulação nesta área e a parceria entre órgãos governamentais e a iniciativa privada para desenvolvimento do turismo. “Queremos uma presença mais forte do setor privado inclusive na captação de recursos para investimentos na melhoria das cidades”, explicou Marutschka.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo