Merrill Lynch reduz recomendação ao Brasil

O banco de investimentos norte-americano Merrill Lynch rebaixou a recomendação para os títulos da dívida brasileira de ?overweight? (acima da média do mercado) para ?marketweight? (média do mercado).

Em relatório, a Merrill Lynch informa que a reavaliação se deve ao discurso do presidente do Fed (Federal Reserve, BC dos EUA), Alan Greenspan, anteontem, e à mudança cambial na China, que acabaram gerando incertezas no mercado.

A China cedeu à pressão internacional e anunciou o abandono do regime de câmbio fixo vinculado ao dólar. Com isso, o yuan foi valorizado em 2,1% em relação ao dólar e passou a ter sua cotação definida com base em uma cesta de moedas.

O governo norte-americano considerou a medida chinesa um bom sinal, mas não um ?grande avanço?, já que era esperada uma valorização de pelo menos 10% na moeda chinesa.

Os analistas da Merrill Lynch avaliam ainda que durante seu discurso, Greenspan chegou a sinalizar que o ciclo de aperto monetário dos EUA deve ser mais longo do que se esperava, o que pode reduzir o apetite de investidores por papéis de países emergentes, como o Brasil.

Por outro lado, o banco melhorou a recomendação para os títulos do México, de ?underweight? (abaixo da média de mercado) para ?marketweight? (média do mercado).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo