A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que se o euro fracassar, a Europa e todo o projeto da União Europeia também fracassarão. “Se o euro fracassar, não é só a moeda que fracassará, mas muito mais, é a Europa que fracassa, e com ela a ideia da União Europeia”, disse Merkel.
Os governos da zona do euro se comprometeram a assegurar a estabilidade do euro e “devemos cumprir essa promessa”, disse Merkel. A moeda europeia sofreu perdas pesadas nos mercados mundiais nas últimas semanas em meio aos temores de que a crise da dívida na Grécia possa se espalhar. A chanceler alemã afirmou que a crise atual é “o maior teste” para a União Europeia, possivelmente desde a assinatura do Tratado de Roma em 1957, mas que isto deveria servir para fortalecer a UE.
“Nós temos um moeda comum, mas nós não temos uma união econômica e política”, disse Merkel, acrescentando que um dia “todos os Estados-membros da UE terão o euro como uma forma de pagamento.” Merkel disse esperar que a UE avance em outras áreas como, por exemplo, na organização de uma “força de defesa comum europeia.” As informações são da Dow Jones.