Merkel: G-20 não concluiu acordo sobre recursos do FMI

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que os países do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) não chegaram a um acordo sobre como o Fundo Monetário Internacional (FMI) poderia ajudar a resolver a crise de dívida da zona do euro. Segundo Merkel, nenhum país do grupo se comprometeu em investir na Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate da zona do euro.

A chanceler indicou que os líderes do G-20 concordaram, em princípio, que o FMI e a EFSF poderiam trabalhar juntos, mas como isso será feito ainda é uma incógnita. “No próximo período nós vamos trabalhar nas orientações para a EFSF e todos os membros do FMI estão convidados a participar voluntariamente (na EFSF) de uma forma que seja apropriada para eles”, disse Merkel. “Acho que nós temos um processo interessante adiante e a discussão ainda não foi concluída”, acrescentou.

Merkel informou ainda que o G-20 adotou uma lista de 29 bancos importantes para o sistema financeiro, incluindo dois alemães – Deutsche Bank e Commerzbank. A chanceler não forneceu maiores detalhes. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna